Folhas e Ramos - Bemvindo a esta pagina.

Sejá mas um a colaborar pelo desenvolvimento das artes, quando visitares essa ou outra pagina semelhante, comtribua não destrua nem desprezes...



domingo, 7 de março de 2010

Projectar em Angola

Dado a importância da construção a nivél nacional ''Luanda'' Angola tém estado a testemunhar o levantar de tipologias em diferentes estilos arquitectonicos, em diferentes zona do território nacional. A par das construções que se esta a verificar; ''Angola ainda não se caracterizou com um estilo arquitectónico''!.. Neste momento tém se estado a verificar o expandir da arquitectura contemporania, num espaço onde reside a muitos anos há arquitectura ''antiga''(Portuguêsa) porque falar de arquitectura antiga talvéz taria a mencionar, Arquitectura Babilónica; Grega; Egípcia; Bizantina ou mesmo a arquitectura Islâmica, com um dos seus maior exemplo que é o Palácio de Alhambra, que é um dos monumentos mais espectaculares que podemos comtemplar hoje em dia.
Mas não, estilo este que pode ser criado e marcar épocas, e ficar no tempo, obiviamente que precisaria de estudos e comparações para que se podece criar uma caracteristica arquitectónica. Mas é preciso que se exclua da mente de arquitectos e principalmente de estudantes do conceito de que, o que, esta feito; e já não a nada para criar;  por isso é importante para cada pessoa que pensa em arquitectura não limita-se a primeira ideia ao primeiro traço, será que os novos arquitectos angolanos de a 20, a 10, à 5 anos sempre tiverão a espetactiva de sairem do regime académico, e trabalharem sobre a suas formações e não reestruturarem à arquitectura angolana? ou pensar em um estilo que nos podece caracterizar do ponto de vista arquitectónico?.

O estudante de Arquitectura em Angola, como um outro estudante a nivél internacional, tém a liberdade de poder sonhar enquanto estudade, mas isso não o condiciona em continuar a ter estes sonhos na sua vida proficional, a falta de querer conhecer, procurar, ver, o campo arquitectónico, talvéz tém sido o limite das obras arquitectónicas que se esta a verificar em Angola.

Um comentário:

  1. Infelizmente devo concordar contigo visto que na nossa cidade tem se verificado a ausencia do termo ''identidade arquitectonica''.
    Vemos edificios á serem erguidos que não deveriam ser construidos em determinadas zonas da cidade e que não nos sentimos identificados com eles. Precisamos de achar a nossa identidade algo que possamos olhar e pensar isto foi projectado para Angola ou por um angolano...

    ResponderExcluir