Folhas e Ramos - Bemvindo a esta pagina.

Sejá mas um a colaborar pelo desenvolvimento das artes, quando visitares essa ou outra pagina semelhante, comtribua não destrua nem desprezes...



segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Trabalhos dos discentes do 4º ano 2009

Os estudantes do curso de arquitectura da Universidade Lusíada de Angola em Luanda, realizaram um trabalho de regime académico, que teve como tema: Centro Cultural, este mesmo teve que ser elaborado em determinadas fases, como o estudo e reordenamento do espaço urbano, no caso a intervenção foi feita em diferentes parcelas da rua da Samba.

A ideia foi dar a oportunidade dos discentes, realizarem seus projectos em diferentes espaços e claro cada um com uma linhagem propia aque lhe caracteriza-se transmitir o pensamento em  ideia passada posteriormente para o papel... Como estudantes tém-se a liberdade de projectar o ''sonho'' Mas o CC, taria implantado num espaço cujo a natureza cultural do povo que lá habita, poderia chocar com as tipologias existentes e com o modo de vida deles; Cada discente tinha a tarefa de projectar um elemento que podesse corresponder com todos os aspectos socias.
É verdade que obras de arquitectura e objetos são frequentemente muito complexo e, portanto, não facilmente acessível a percepção quotidiana, devem aprender as suas propriedades e caracteres ou códigos formais, tanto primária e secundária. Muitas vezes é um erro fundamental acreditar que a arquitetura é caracterizado por sua facilidade de percepção...

Bem nos tinhamos que mostrar a nos mesmo que poderiamos, tentar realizar sem que choca-se os habitos e costumes, porque afinal a arquitectura é a arte que muito se diferência das outras, pela sua vivencia e uso do espaço.
Só para se ter uma ideia Bruno Zevi, no seu livro saber ver a arquitectura, defini a arquitectura como a arte do espaço.

Este trabalho ganhou uma abordagem muito particular para mim, porque sabia o que mostrar, como mostrar!..então no ''meu espaço'' de implantação teve cinco corpos em que três dos quais colavam-se num corpo certral para dar a percepção de estarem suspensos, o volume destinado à restaurante do CC, atravessa a rua dividindo o espaço interno (O interior do Bairro), e a Rua da Samba.
foto da maquete na sala de aula.

Inserção dos corpos, e funcionalidade no interior, diferentes serviços que compartimentaram cada zona de circulação e estadia de quem podece usar o espaço e ter uma há perpectivar o interior e exterior do CC, que se fazia viver a escasos metros da rua da Samba.                                              Trabalho de Hamilton Bonga
Planta do 2º piso Centro Cultural.


Centro Cultural... trabalho desenvolvido pelo Ronaldo L.M. Fortes
Maqueta do Projecto.

Trabalho desenvolvido pelo Hermenegildo da Silva. ''Ramon''
Maquete do Projecto.

Centro Cultural. Desenvolvido pelo Feuder Caetano.
Obs: eu particularmente achei este projecto interesante pela pela sua composição formal, a sua vista áerea transfoma-o em uma peça profana, mas que faz viver o seu interior com um conforto espacial. 


Maquete do Projecto.


Centro Cultural ''O olho''                      desenvolvido por Andreza Barros
     Maquete do Projecto

Centro Cultura, Trabalho elaborado por: Vanidia Augusto.
Maquete do Projecto.
Trabalho de Alberto S. de Morais.  este trabalho também mostrou-me uma particularidade na organização dos volume, quando eles parecem estar totalmente desmachados, mas afinal existe uma hierarquia, entre ambos os corpos.
Maquete do Projecto
Centro Cultural: Trabalho desenvolvido por Câmia Victório 









Maquete do Projecto    

Este trabalho foi daqueles que muito me supreendeu com o seu resultado. Trabalho elaborado por: João Mendes.
Maquete do Projecto.



Centro Cultural, Trabalho que teve a ideia baseada na ''vela'' Projecto de: Aldina Saúde.
Maquete do Projecto.

Trabalho elaborado por: Valdmar de Morais
Maquete do Projecto

Trabalho elaborado por: Tucayana Correia
Maquete do Projecto

Trabalho de Gaspar do Nascimento.
Maquete do Projecto

Trabalho elaborado por: Patrick Bicho.
Maquete do Projecto



2 comentários:

  1. ................ehehehehehehehehe............
    Oi, ADOREI O SITE, É MTO CRIATIVO E DA OPORTUNEDADE DE MOSTRAR OS NOSSOS TRABALHOS.

    ...............eheheheheheheheheh............

    ........Trabalhos feitos com mto amor........

    ResponderExcluir
  2. Olaaaaaaaa
    gostei mesmo dos vosso trabalhos, estão de parabens FORÇA que Angola precisa de todos os contributos. (^_^)
    Talocas

    ResponderExcluir